terça-feira, 7 de outubro de 2014

JAMILA SALIMPOUR - TIMELINE

Timeline 

1926 
Jamila nasce. Seu pai, um siciliano que tinha morado no Oriente Médio, e que ficou fascinado pelas danças egípcias, iria imitar o que ele lembrava para sua família. Ela o chamava de seu Primeiro Professor de Dança Oriental. Na sua adolescência, ela estudou a dança em filmes egípcios. 

1942 
Ela montava um elefante enquanto fazia acrobacias no Ringling Brothers Circus. Em entrevista à revista Habibi, ela descreveu a vida de circo como difícil e e perigosa. Dormia em uma barraca lotada próximo ao trilhos do trem, e tinha um balde de água por dia para cuidar de toda a roupa para lavar e o seu banho.

1944 
Primeiro casamento, com um namorado da escola. O jovem casal mudou-se para Los Angeles, onde o casamento terminou rapidamente. 

1946 
Jamila iniciou sua carreira profissional de dança. 

1947 
Recém-divorciada, Jamila foi morar com uma família armênia/egípcia. Sua senhoria tornou-se sua amiga, e a levava para assistir filmes estrelados por famosas Dançarinas Egípcias, quando chegavam em casa tentavam recriar os movimentos. Jamila monta uma banda local com músicos amadores e começa a se apresentar em pequenas festas privadas, que foram, naquele momento, o único local aberto para ela. 

1949 
Começa a ensinar. Ela começa sua desenvolver sua famosa codificação de padrões de Dança e Manual de Snujs

1950 
Jamila, agora casada com seu segundo marido, um dançarino indiano oriental, é proibida pelo marido de dançar em público, mas ela está autorizada a ensinar e para ajudar o marido gerenciar sua casa de café, Nine Muses, que serve comida indiana e siciliana. 

1957 
A Fez (discoteca árabe) e a Greek Village em Los Angeles começam a incorporar música, canto e dança no seu entretenimento, dando início ao entusiasmo e interesse na música e dança grega e do Oriente Médio.

1958 
Jamila, divorciada novamente, muda-se para Sao Francisco e começa a se apresentar na famosa 12 AdlerEla também organiza apresentações de outras (agora famosas) dançarinas do Oriente Médio, incluindo Aisha Ali e Marliza Pons

1960 
Jamila torna-se a primeira mulher a possuir um clube do Oriente Médio, na Califórnia, a Bagdad Cabaret

1966 
Suhaila, sua filha, nasce. 

1968 
Bal-Anat, sua trupe lendária, é formada para apresentar no Renaissance Pleasure Faire em São Francisco, Califórnia. 

1978 
Jamila publica seu primeiro manual sobre dança em 1978. 


Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança