quarta-feira, 3 de junho de 2015

TRIBAL DANCE, DANÇA TRIBAL - Terminologia

Para quem ama um bom debate, esta postagem vai muito de encontro aos meus questionamentos sobre como estruturar a nomenclatura e terminologia, de forma que os outros (rs) entendam o que estamos fazendo.

Categorizar limita? Muitas vezes sim, mas é necessário e importante quando estamos dando um rumo para os estudos, e formando pessoas que vem depois de nós.


Final de semestre, época de provas, mas estou de olho na net! hehehe

Gente, ultimamente tenho visto muito o termo "Dança Tribal" ao invés de "Tribal Fusion". Logo, lanço a questão: Tribal Dance seria o Tribal Belly Dance - aquele do Bal Anat, Hahbi'ru? Porque o ATS não está aparecendo mais, mas sim as técnicas e conceitos de movimentação contemporânea. O Tribal Fusion continua sendo o ATS fusionado à outras estéticas de dança. O Tribal Dance/Dança Tribal seria a utilização da dança de matriz oriental (dança "do ventre") fusionado à outras, portanto, sem alusão ao ATS?! 


Lembro de ter uma discussão sobre a terminologia mais adequada quando o "Tribal Fusion" não tem "Tribal" (ATS), e surgiram termos como "Fusion Dance", "World Fusion Dance", e, o já existente, "Belly Dance Fusion"... 

Agora ainda fico um pouco confusa quanto a utilização do "Tribal Dance", pelo menos aqui no Brasil...
  • Mariana Quadros Oi Carol! Não sei bem se tem uma razão para esse termo estar sendo mais usado do que Tribal Fusion... E nem se já existe um consenso dessa fusão sem alusão ao ATS... Talvez seja só uma forma mais genérica de falar sobre o tribal?
  • Gabriela Miranda Oie... na minha cabeça sempre que leio "Dança Tribal" entendo meio como uma tradução livre para "Tribal Fusion" mesmo... uma versão em português que anuncia que é um estilo de dança já que nem sempre se entende isso lendo só Tribal Fusion (sendo leigo). Nem sabia desse pensamento de Tribal sem ATS porque sinceramente nunca nenhuma professora minha falou algo assim. O que se fala é que Tribal Fusion sem ATS é Fusion - fusão. Eu acredito ser só um termo em português assim como o Tribal Dance/Tribal style/Tribal bellydance em inglês são apenas variações de Tribal mesmo.
  • Fernanda Lira Eu imaginei, sim, ser uma forma mais simples de se referir ao movimento Tribal. Mas, sabendo da história e etc, causou uma confusão em mim. Hehe. No meu pensamento entendi como: Tribal Fusion = ATS + outras danças. Tribal Dance = aquela estética bellydance mais simples/rústica + outras danças... Acho importante definir, ainda mais sendo uma terra sem muito dono 
    Emoticon smile
  • Aerith Asgard Bom, quando eu , particularmente, me refiro ao termo "dança tribal", depende da situação:


    - Quando apresentamos a dança a algum leigo, como bem disse a Gabi, é mais fácil explicar falando "dança tribal" do que "tribal fusion", porque a pessoa não fica tão na "defensiva" quando vc for explicar o que é xD Quando vc fala "tribal fusion" a pessoa acha que é uma dança de outro planeta heuehue

    - Uso "dança tribal" para englobar todas as ramificações do estilo(lembrando termos o ATS como a base/referência de todas elas), como o próprio ATS, tribal fusion e ITS. Mas por aqui muita gente usa o termo " dança étnica contemporânea" para isso e para o próprio "tribal fusion".

    Não sei como está sendo desenvolvida essas nomenclaturas nos EUA hoje em dia. 

    Mas sua dúvida era mais sobre as nomenclaturas, Fernanda~?
  • Natália Espinosa Eu concordo com a Aerith :))
  • Fernanda Lira Sim, sobre os termos para definir esses estilos 
    Emoticon smile
     Queria saber como tá lá por fora também rsrs
  • Natália Espinosa O que eu sei é que elas chamam muito o tribal fusion de tribal bellydance na informalidade.
  • Gabriela Miranda Concordo com a Aerith! E elas falam muito em Tribal Bellydance mesmo... as que conheço não se apegam tanto a rótulos sabe... tirando o ATS que é registrado, o resto fica meio que cada bailarina por si, cada uma decide como quer chamar seu estilo pessoal 
    Emoticon smile
  • Fernanda Lira Obrigada, gente! Me confortaram bastante nessa dúvida haha
    Emoticon grin
  • Aerith Asgard Yeeep! \o/
  • Caique Melo Acredito que as nomenclaturas vão muito de cada um, como alguns disseram.


    Eu, por exemplo, utilizo o termo TRIBAL (Tribal Fusion, Dança Tribal, Fusão Tribal, Tribal Brasil, Tribal Belly Dance) quando se tem elementos do ATS, fusionado com outras danças - urbanas, cabaret, etc.
    Quando abordo como Fusion (Dança Fusão, Waack Fusion, Modern Fusion, Dark Fusion e demais denominações existentes), não necessariamente se enfatiza o ATS, mas sim, um estilo referencial que se fusiona com outras danças, como também com o TRIBAL FUSION.

    Acredito que são levantamentos que devemos fazer realmente, para construir uma historicidade quanto ao estilo. Tenho pesquisado muito com o que tenho estudado na universidade e no curso técnico de dança e vejo como ela é rica de informações.
  • Nádia Cianelli Meninas, acompanhando esta discussão, e sendo repetitiva, tenho ouvido e utilizado "dança tribal" como livre tradução. Em minhas aulas, não fecho como um curso de tribal fusion, pois permito que as alunas coloquem suas influências, além de demonstrar o ATS e ITS, então eu utilizo para as aulas o termo de tribal bellydance, por achar mais genérico. Porém, sempre tive dúvidas se estava pensando da forma correta ou não....
  • Ana Paula Medeiros T. Dos Santos Também concordo com algumas meninas que disseram que veem o "dança tribal" como uma tradução livre, pra que o publico "leigo" estranhe menos. Do que já consegui conversar com bailarinas de fora sobre isso, entendi que usam Tribal Dance pra falar da dança tribal no geral (as "puras" e as fusões), Tribal Fusion Bellydance ou tribal fusion pra falar da fusão com ATS, Fusion Bellydance pra falar de fusões com dança do vente e Fusion para fusões no geral 
    Emoticon smile
  • Ana Paula Medeiros T. Dos Santos Ano passado surgiu uma dúvida com minhas alunas e perguntei pra própria Caroleena pra conseguir respondê-las. A dúvida era se um grupo ou bailarina fosse usar o repertório de ATS sem fusão,mas coreografado,como isso se chamaria. Ela me disse que chamam de Tribal dance, pensando num contexto maior que envolve várias expressões com inspiração tribal 
    Emoticon smile