domingo, 18 de maio de 2014

ENTREVISTAS - LILIAN KAWATOKO

AERITH ENTREVISTAS LILIAN KAWATOKO

BLOG: Conte-nos sobre sua trajetória na dança do ventre/tribal. Como tudo começou para você?

Bom, o inicio mesmo foi aos sete anos de idade no Ballet Clássico, então já fazem quase 21 anos (Rs). Estudei também ballet contemporâneo e jazz. O porquê, nesta idade eu não saberia dizer, mas agradeço todos os dias pela sensibilidade dos meus pais em ter me concedido diversos estudos na área da arte desde muito nova.

Em 2006 me interessei por danças orientais e aqui há uma questão curiosa, pois procurei a dança oriental para tratar minha auto-estima, sem ter a mínima idéia que esse pequeno passo me levaria as minhas profissões de hoje. Comecei a Dança do ventre na cidade de Cotia – SP com a professora Ammura El Mizar, que tem muita base em folclore árabe, o que foi maravilhoso e me colocou em contato direto com as raízes desse estilo. Mais tarde morei por quase 4 anos no Japão, onde fiz parte do grupo Jauhara Oriente, o primeiro grupo de dança do ventre brasileiro a mesclar bailarinas de várias nacionalidades, também foi uma experiência única e enriquecedora. 

Nessa mesma época tive meu primeiro contato com o Tribal Fusion e minha identificação com a estética foi imediata. Voltando ao Brasil procurei buscar mais sobre o estilo fazendo alguns workshops, entre eles: Ariellah Aflalo, Mardi Love e Sharon Kihara. Conheci o ITS e comecei a estudar os 2 estilos juntos com Rebeca Piñeiro e na mesma época fiz parte do grupo Ulan Daban. Mais tarde descobri o ATS® com Mariana Quadros e já estava tão envolvida com o estilo que decidi buscar informações na fonte.

Em Novembro de 2012 me formei na Califórnia, no Studio FCDB® e desde então vivo a filosofia do ATS® e me proponho a ensinar no formato FCBD®. Entre os workshops que participei destacam-se: Mira Betz, Ariellah Aflalo, Morgana Guibelalde, Zoe Jakes, Rachel Brice, Carolena Nericcio, Kae Montgomery, Kristine Adams, Anita Lalwani, Marsha Paulin, Sandi Ball e Wendy Allen.

Atualmente sou integrante do grupo Nomadic Tribal de ATS®, grupo de direção coletiva pioneiro em São Paulo.







Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança