sexta-feira, 14 de março de 2014

BAILARINA - RENATA PUNTEL



"Meu interesse pela dança começou aos 4 anos de idade quando minha mãe me matriculou na Escola de Danças Teresa Madeira, depois que eu pedi a minha avó que me fizesse uma sainha de filó… pois, vivia rodopiando na ponta dos pés.

A paixão por esta arte levou-me à realizar minha formação profissional na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, pertencente à Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, curso este tendo como base o ballet clássico, a dança moderna, danças folclóricas, dança espanhola, dentre outras.

Durante a trajetória da minha vida mudei-me para Portugal (onde vivi durante quase 10 anos) e lá, que coincidentemente possui uma profusão de culturas orientais (a começar pela histórica invasão Moura), descobri a Dança do Ventre. Passei então a estudar com os professores Mohamed Elmasseri, Judite Dilshad e Cris Aysel além de participar de diversos workshops importantes. Entre 2010 e 2011 busquei o aperfeiçoamento com Cláudia Cenci em Madri, na Espanha. Neste meio tempo organizei alguns cursos e workshops em Portugal, junto com apresentações em espaços e casas orientais, tais como o Cyberbar Alibabá - Espaço Marroquino Caiscais e o restaurante Mel das Arábias em Lisboa, local onde fui bailarina contratada durante 2 anos seguidos todas as semanas. Alí foi meu maior treinamento, pois dançava até 4 dias em uma mesma semana...

Estudando e pesquisando a Dança Oriental, apaixonei-me por completo no estilo tribal fusion, por ter uma belíssima plasticidade, exóticos figurinos e principalmente por ser uma dança contemporânea. Esta união dá-me a liberdade para expressar os movimentos que vem da alma e do espírito. Desde então venho dedicando-me muito a este estilo.
A dança pra mim é uma busca interior, uma auto realização. É a forma de reverenciar e materializar a musica, a cor, as emoções, o espírito através do movimento. É a melhor maneira de canalizar a essência pura do ser e transborda-la em expressão artística como energia e movimento.

O mundo é um fogo eternamente vivo que se acende e se apaga em ritmo certo. Movimento e ritmo, esta é a visão da dança em ordem cósmica expressa. É tornar visível, o invisível. É conseguir expressar o que as palavras não conseguem. 

Obrigada Carine Wurch! (Querida, o prazer é todo nosso de te ter aqui conosco!! - Carine)

Termino esta passagem com uma citação que amo: 

"A dança é não apenas uma arte que permite a alma humana expressar-se em movimento, mas também a base de toda uma concepção de vida mais flexível, mais harmoniosa, mais natural. Ela não é um amontoado de passos combinados arbitrariamente. A dança está muito além disto: ela é a expressão da alma!"
(Isadora Duncan)


Vídeos:



Fiquem à vontade para visitar seu blog de artesanato: www.renatapuntel.blogspot.com.br

(+55 21) 97573 4661 | Canais para contato: SITE FACEBOOK | MYSPACE | YOUTUBE | BLOG |



** Material enviado por Renata Puntel para este Blog para publicação e divulgação. 
Dando ao Blog Nossa Tribo & Nossa Dança o direito de divulgar sua imagem, escritos e vídeos. **

Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança