"Meu interesse pela dança começou aos 4 anos de idade quando minha mãe me matriculou na Escola de Danças Teresa Madeira, depois que eu pedi a minha avó que me fizesse uma sainha de filó… pois, vivia rodopiando na ponta dos pés.

Durante a trajetória da minha vida mudei-me para Portugal (onde vivi durante quase 10 anos) e lá, que coincidentemente possui uma profusão de culturas orientais (a começar pela histórica invasão Moura), descobri a Dança do Ventre. Passei então a estudar com os professores Mohamed Elmasseri, Judite Dilshad e Cris Aysel além de participar de diversos workshops importantes. Entre 2010 e 2011 busquei o aperfeiçoamento com Cláudia Cenci em Madri, na Espanha. Neste meio tempo organizei alguns cursos e workshops em Portugal, junto com apresentações em espaços e casas orientais, tais como o Cyberbar Alibabá - Espaço Marroquino Caiscais e o restaurante Mel das Arábias em Lisboa, local onde fui bailarina contratada durante 2 anos seguidos todas as semanas. Alí foi meu maior treinamento, pois dançava até 4 dias em uma mesma semana...
Estudando e pesquisando a Dança Oriental, apaixonei-me por completo no estilo tribal fusion, por ter uma belíssima plasticidade, exóticos figurinos e principalmente por ser uma dança contemporânea. Esta união dá-me a liberdade para expressar os movimentos que vem da alma e do espírito. Desde então venho dedicando-me muito a este estilo.

Obrigada Carine Wurch! (Querida, o prazer é todo nosso de te ter aqui conosco!! - Carine)
Termino esta passagem com uma citação que amo:

"A dança é não apenas uma arte que permite a alma humana expressar-se em movimento, mas também a base de toda uma concepção de vida mais flexível, mais harmoniosa, mais natural. Ela não é um amontoado de passos combinados arbitrariamente. A dança está muito além disto: ela é a expressão da alma!"
(Isadora Duncan)
Vídeos:
Fiquem à vontade para visitar seu blog de artesanato: www.renatapuntel.blogspot.com. br
** Material enviado por Renata Puntel para este Blog para publicação e divulgação.
Dando ao Blog Nossa Tribo & Nossa Dança o direito de divulgar sua imagem, escritos e vídeos. **
Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança