quarta-feira, 30 de julho de 2014

TRIBO MOSAICO - SC

INSPIRAÇÕES - Grupos Brasileiros: Tribo Mosaico
Tribo Mosaico é uma companhia de fusão de danças e culturas que acredita na possibilidade de realização de um trabalho coletivo de pesquisa teórico-prático em fusão de danças e outras manifestações artísticas, tendo as danças orientais como sua base e se aproximando à fusão tribal, estilo que nasce do ATS® (American Tribal Style), o qual se apresenta como uma releitura da dança do ventre e sua fusão à danças ciganas orientais, recebendo influências do flamenco e da dança indiana clássica. Atualmente, a companhia é formada por núcleos de funcionamento conforme a identificação de cada integrante à atividade desenvolvida, e núcleos de estudos conforme interesses das mesmas.
Nossa Tribo recebe o apoio do projeto “Práticas Corporais” da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – onde desenvolvemos nosso trabalho.

VisãoNossa visão é ser uma Companhia de Fusão de Danças referência em Florianópolis e região, por realizar criações artísticas com transparência e cuidado com as diferentes formas de arte, enriquecendo o panorama artístico e cultural local, especialmente a partir da Fusão de Danças.

Missão - Incentivar e disseminar a dança e suas fusões, visando a valorização do potencial criativo de cada colaborador nas criações coreográficas, gerando oportunidades para todos por meio da dança.

Objetivo Geral - Promover a dança e suas fusões, com olhar sistêmico, resignificando a feminilidade e valorizando o feminino através da própria dança e outras manisfestações artísticas, garantindo qualidade do trabalho, a partir de pesquisas e estudos teóricos e práticos de novos formatos coreográficos, resultando em apresentações e em eventos diferenciados.

Objetivos específicos

  • Estudar danças e outras manifestações artísticas e culturais como base da fusão de danças;
  • Realizar criações coletivas, e também incentivar criações individuais, em duplas ou trios, valorizando a presença da diversidade de saberes;
  • Realizar criações coreográficas a partir da fusão de diferentes vertentes artísticas, não se limitando à dança;
  • Realizar apresentações em grupo integral, em grupos menores ou individualmente dos trabalhos criados em eventos regionais e nacionais;
  • Promover e realizar espetáculos de danças e eventos em outros formatos;
  • Promover e incentivar a capacitação das bailarinas integrantes do grupo nas áreas artísticas escolhidas por elas mesmas;
  • Ministrar oficinas de dança compartilhando conhecimento teórico e prático;
  • Disseminar a dança como formação cidadã facilitando o acesso à arte;

Valores

  • Amor, cuidado, acolhimento, respeito;
  • Transparência, verdade e ética;
  • Cooperação, coletividade, consciência de grupo;
  • Valorização do sagrado feminino;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Integrantes

Záira Rodrigues - Záira Rodrigues dos Santos nascida em Goiânia-Go, desde os 12 anos teve contato com a dança, inicialmente jazz, ballet contemporâneo e dança afro-brasileira. Aos 17 anos iniciou seus estudos na Dança do Ventre com a professora e coreógrafa Karla Gouveia, onde pode encontrar-se inteiramente com a genuína expressão da feminilidade e, desde então, vem participando de cursos e trabalhos que proporcionam o aprofundamento e evolução de sua dança. Atualmente integra o corpo de bailarinas da companhia Tribo Mosaico.

Rosângela Martins - Rosângela Martins (Ra’eesah Baher ) é natural de Porto Alegre/RS. Registro no SATED 1140/ CREF 0455/RS. Seu primeiro contato com a dança foi através das danças típicas do folclore do Gaúcho/CTGs. Em 1998, iniciou as aulas de dança do ventre com a bailarina e professora Amira Hãmra (Thaís Bernardes) no grupo Jóia do Nilo. Desde então tem se aprimorado e estudado com diversas bailarinas. Participa de grupos de dança, atuando como professora e dançarina, buscando sempre aperfeiçoar sua técnica na dança e aprimorando seus conhecimentos para ministrar suas aulas. Atualmente integra o corpo de bailarinas da companhia Tribo Mosaico.

Maggie Kleist - Fascinada pela dança, Maggie Kleist (Margarete Luiza Kleist), nascida em São João del Rei, MG, iniciou pela primeira vez em 2009 suas aulas de Dança do Ventre na UFSC(Universidade Federal de Santa Catarina). A partir deste momento encontrou nessa prática um novo horizonte, assim dando início a estudos e práticas de danças variadas. Ainda em 2009 entrou para um grupo de Fusão Tribal e desde então participa no desenvolvimento coreográfico da dança do ventre com outros ritmos e passa a trabalhar movimentos de dança, como o forró, a capoeira, danças afro-brasileiras, dança de salão e ritmos tribais. Como bailarina participou em coreografias apresentadas com o grupo Flores do Nilo e atualmente integra o corpo de bailarinas da Tribo Mosaico. 

Lis Madhava - Lis Madhava (Laise Orsi Becker) é bióloga da UFSC e divide sua paixão pelo estudo da vida com a dança. Iniciou pelo Ballet Clássico aos 3 anos, modalidade que estudou por 7 anos com diferentes professoras, mas abandonou ao iniciar Ginástica Artística. Encontrou-se na dança do ventre aos 13 anos, ao iniciar nas aulas da Jufih com quem se manteve até 2010. Teve experiências com profissionais nacionais e internacionais da área, em aulas regulares, cursos e workshops. Foi professora de dança do ventre iniciante e avançada no Projeto Práticas Corporais CDS/UFSC em 2010/1 e 2011. No momento concentra seus estudos na dança de salão. Realizou apresentações em espetáculos, festivais, festas particulares, restaurantes, eventos beneficentes. Participou dos grupos Ayuni, Luz femYnina, Flores do Nilo e, atualmente, Tribo Mosaico. 

JuliC - Membro do International Dance Conchil CID/UNESCO,natural de Florianópolis começa seus estudos em danças orientais em 2003. Adquire conhecimento estudando em aulas regulares diferentes estilos com diferentes mestras. Amante eclética das artes e com inclinação para o folclore árabe começa seus estudos e experiências com o Tribal Fusion a partir de 2009 junto ao grupo Flores do Nilo. Fez laboratório em diversas vertentes orientais entre elas dança Cigana, dança de matriz africana e Bollywood. No Tribal workshops de Fusion com Paula Brás, Joline andrade e Alana Reis e ATS® (American Tribal Style) com Emine Di Cosmo, Aline Muhana e Kristine Adams. Atualmente além de ministrar aulas de dança do ventre na grande Florianópolis compõe a Companhia Tribo Mosaico – fusão de danças.

Cíntia Vilanova - Iniciou seus estudos em dança do ventre em 2003 seguindo com aulas e cursos curtos. Em 2011, entrou para um grupo de Fusão Tribal e passou a desenvolver tal estilo dentro da sua caminhada na dança do ventre. Atualmente, faz parte do grupo Tribo Mosaico, o qual está vinculado ao Projeto Práticas Corporais da UFSC, e tem se aperfeiçoado estudando o Flamenco e formando-se em workshops com bailarinas nacionais e internacionais, bem como através de pesquisas das raízes teóricas das danças que usa para as fusões. Dentro do grupo, realiza apresentações em festivais locais e regionais, desenvolvemos espetáculo próprio e eventos culturais. É Bacharel em Ecologia e Mestre em Agroecossistemas, temas que também trabalha e desenvolve em sua vida pessoal e profissional. 

Alê Borges - Nascida em Florianópolis/SC, desde os seis anos teve contato com a dança, inicialmente jazz e ballet contemporâneo. Aos 15 anos iniciou seus estudos no teatro, participando de alguns cursos e montagens teatrais, mas foi novamente com a dança, em especial a dança do ventre e tribal, que reencontrou sua forma mais completa de expressão. Em 2009 iniciou seus estudos em Dança do Ventre e logo após dedicando-se a Fusão Tribal , vem participando de cursos e trabalhos que proporcionam o aprofundamento e evolução de sua dança. Sua formação inclui estudos com as professoras Julieta Furtado, Álika, Lydia El Charis, Naiáde Schardosim, Adriana Cunha, Emine Di Cosmo, Alana Reis, Sayonara Linhares, Joline Andrade, Gina Vitola, entre outras, bem como estudos em dança de salão, yoga capoeira e dança cigana. Atualmente integra o corpo de bailarinas da companhia Tribo Mosaico.

Contatos:

Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança