quinta-feira, 7 de agosto de 2014

AIDA AL ADAWI - BIOGRAFIA

Aluna de Jamila Salimpour
Aos 4 anos eu comecei a estudar piano. Eu tive que sentar numa lista telefônica para alcançar as teclas. Na escola primária eu tentei violino, flauta e toquei percussão com a orquestra. No ensino médio comecei a tocar o fagote*. Minha vida estava centrada em torno grupo de escoteiras e os jovens da orquestra. 

Enquanto freqüentava a California State College, em Hayward, comecei a trabalhar com o San Francisco Boy's Chorus treinando e ensaiando-os com o SF Opera. Eu também estava tocando fagote e treinando com Robert Weede do Metropolitian Opera e depois a minha vida foi tomada!! 

Em 1970 eu estava tocando em uma Renaissance Band na Northern California Faire. "Bal Anat" nos seguia. O show era incrível. Hilary, que era membro de Bal Anat, e eu, nos tornamos amigas. Após o termino da Feira, comecei meus estudos sob tutela da mãe de nossa dança, Jamila Salimpour

Eu era sua pupila, por muitos anos viajando por todo os EUA, ensinando seu  formato. Jamila deu os passos seus nomes e criou os padrões de snujs (címbalos) como os conhecemos. Ela foi a primeira a realmente desconstruir a técnica.  Eu dirigia até uma hora para suas aulas, e ia 4 dias por semana. 

Desde 1971, eu tenho meu ganho através da minha dança e ensino. Estive nos EUA e Canadá, durante as férias na Grécia e na América do Sul, com a internacionalmente conhecidas Rana & Naim

Eu trabalhei em San Francisco por 12 anos no Bagdad e Casbah, fazendo 45 minutos de apresentação, três vezes por noite, as vezes 5 a 7 noites por semana. 

No Cabash na década de 70:
Formada em Opera, e sendo uma fagotista de uma orquestra por muitos anos,  me deu a vontade de estudar o Oud, Mizmar, Riqq e Derbake,  bem como a Língua Árabe na UC Berkeley. Com muito estudo e prática, no memomento oportuno, eu tocava e cantava com os músicos no palco entre os meus shows. As outras duas noites eu realizado na Greek Taverna e El Morocco Restaurant. Durante o dia, viajava dando aulas, cinco dias por semana.

Estudantes da Arábia Saudita vieram ao San Francisco State na década de 70. Eles pegaram quase cinco andares andares do nosso dormitório. Fomos os primeiros a aprender a sua música e executar o estilo Khaleege de dança nos clubes. Me tornei amiga íntima de uma família que vinha a cada verão de Dammam. Eles me trouxeram meu primeiro vestido. Eu fui a primeira primeiro bailarina nos EUA a usar um "Thobe Nashel" no palco.

Tenho bailarinas que vem de Saginaw para Toledo para minhas aulas. Minha paixão é ensinar os bailarinos profissionais e professores que me honram com viagens do Alasca, Califórnia, Michigan, Nebraska, Nova Iorque, Ohio e Texas. .
No Greek Tavern:


No Morroco Restaurant:
Minha trupe executa 6 shows em um dia na Michigan Renaissance Festival em Holly, que vai de meados de agosto até o fim de setembro. Eu toco o Oud e Mizmar e todos nós tocamos tambor e cantamos em árabe. 

Eu dediquei minha vida a elevar o nível desta arte. Através do meu trabalho com o Arab American National Museum e o Centro Cultural Árabe em Dearborn, sou capaz de ajudar a educar todas as idades, juntamente com muitos outros estudiosos do Oriente Médio.


http://www.aidaofsanfrancisco.com/aidabio.html

*** Tradução livre por Carine Würch ***
Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança