terça-feira, 11 de novembro de 2014

BINDIS

“A beleza de uma mulher é multiplicada mil vezes quando usa um bindi." (Provérbio Hindu) 

Sempre adorei este acessório! Não sei explicar exatamente porquê, mas tenho uma grande paixão por eles: os BINDIS! E me identifico tanto com o provérbio acima, que se não fosse tão "incomum", usaria todos os dias um diferente, afinal, sair igual árvore de natal é comigo mesma! (Isto porque vocês não viram que eu vou para o trabalho, a pé, ensaiando meus snujs... sou fã da otimização do tempo!)
Pedi para minha querida Krishna, comentar algo sobre o uso deste acessório, para me esclarecer um pouco mais, ela me passou um texto, que transcrevo para vocês:
"Mesmo sendo perguntada sobre isto muitas vezes, ainda fico um pouco surpresa de como responder. De todos os belos ornamentos que uso enquanto danço, o pequeno ponto brilhante entre as sobrancelhas é o mais importante para mim. É o toque final ao traje da dança indiana perfeito, tanto clássico, quanto contemporâneo. Em um nível mais pessoal, me faz lembrar do dia mais emocionante e especial: quando concordei em andar ao lado do homem mais maravilhoso do mundo, para o resto da vida.
No dia do meu casamento finalmente tive o privilégio de usar o sagrado bindi vermelho, como as mulheres de origem indiana têm feito por gerações, um sinal de castidade e compromisso com o nosso único e verdadeiro amor.
O bindi, que vem da palavra sânscrita "bindu" - que significa gota ou ponto, é uma decoração tradicional, usada especialmente pelas mulheres, do Sul da Ásia, especialmente na Índia. O bindi é uma forma de adoração do nosso terceiro olho, a residência de inteligência pura. No hinduísmo, vemos homens e mulheres usando esses pontos vermelhos ou gotas, feitas a partir de vermelion vermelho ou amarelo. Diz-se também que as mulheres são consideradas como Srimati Lakshmi-devi, ou Deusa da Fortuna, e vermelho é uma cor auspiciosa.
Então, quando uma mulher se casa, ela traz toda auspiciosidade e boa sorte para sua casa, usando o bindi vermelho entre outros itens. O bindi também afasta o mau-olhado. Algumas mulheres acreditam que quanto maior o bindi, mais fortuna virá a sua casa. Quando faço uma apresentação de dança Bharatnatyam (dança clássica do sul da Índia), gosto de usar um bindi simples, vermelho, como uma lágrima. Mas durante uma performance de Bollywood, gosto de usar uma cor e estilo para combinar com a minha roupa.
Tradicionalmente, bindis são apenas um pouco vermelion em pó, aplicado com a ponta do dedo anelar, as mulheres casadas também colocam um pouco do vermelion no meio de seus cabelos, logo acima da testa. No entanto, existem muitos tipos diferentes de Bindis. Eu, pessoalmente, adoro bindis auto-colantes. Às vezes é um pequeno ponto vermelho, às vezes um fabuloso e extravagante, com cores diferentes, strass, pequenas pérolas e fios de ouro em uma longa forma. Seja qual for a ocasião, um bindi é um must!
DICA BACANA! Se você não tem vermelion ou bindis adesivos, use um pouco de batom ou até mesmo lápis de olho para fazer um belo bindi vermelho!
Em ocasiões especiais, algumas mulheres gostam de usar "gopis dots" que são pontos decorativos a partir do bindi, passando por cima das sobrancelhas e terminando sob os olhos.
Hoje em dia, os bindis tornaram-se uma declaração de moda. Um acessório facial bonito, algo para combinar com uma roupa linda! As mulheres estão usando bindis agora mais do que nunca!
Seja qual for o caso, ou ocasião, use seu bindi orgulhosamente!" (Narayani)



De tanto querer as peças maravilhosas, que eu só via no exterior, comecei a me aventurar na confecção de algumas peças, e surgiu, bem timidamente meu espaço: Bukuri Atelier, que vai comercializar peças únicas.

Espero que vocês tenham gostado da matéria!











Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança