quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Será que o que eu danço é Tribal?

Tem uma Maria, com quem eu debato muito. E olha que não são assuntos fáceis, mas a gente não tem medo de colocar o dedo na ferida, e pensar, se questionar, debater.

Desde que entendi o mundo do American Tribal Style, a nomenclatura, as raízes, meu mundo se abalou: será que o que eu danço é Tribal? Se não é, é o que? Quem qualifica ou desqualifica esta terminologia? Será que é tão difícil as pessoas se enquadrem numa terminologia correta - mas e o que é correto?

Do que tenho lido nos últimos meses, do meu ponto de vista - que não é acadêmico - só é uma opinião pessoal e muito suscetível a mudanças, caso seja convencida, rs - percebo que o termo "Dança Tribal", no Brasil, é um termo super abrangente, diferente de quando estamos falando do que é apresentado e aprendido nos EUA.

Lá é muito claro: TRIBAL  - ATS
                                       - TRIBAL STYLE
                                       - TRIBAL FUSION

O termo Tribal tem correlação com ATS - American TRIBAL Style, por isto o nome Tribal. Por consequência, tudo que derivou do ATS é Tribal. 

O Tribal não é Tribal porque é diferente da Dança do Ventre.

Aqui no Brasil percebo que há uma distinção. Tudo que fomos modificando, adicionando, fusionando, somando a Dança do Ventre, e transformando-a, se tornou o nosso Tribal.

Obviamente temos espaços que mantém a leitura vinda do ATS, e se fusionado com algo - Tribal Fusion.

Mas parece que aqui no Brasil temos o TRIBAL (como um nome geral , e não como uma derivação do ATS) e subdivisões:

- TRIBAL - ATS 
               - TRIBAL STYLE
               - TRIBAL FUSION      
- FUSÕES


Um texto para gerar questionamentos, não discórdia. 
Pois assim crescemos como um todo.

Sei que já houveram outras que se questionaram, e muitas outras que tem MUITO mais conhecimento e cacife que eu, para falar a respeito disto, mas era uma coisa que eu achei bacana compartilhar com todos, afinal, como eu disse:

Não sou dona da verdade, sou dona das dúvidas! {CW}