segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PILARES DO TRIBAL - JOHN COMPTON

JOHN COMPTON - HABI'RU - Ele dançou primeiro como solista de destaque no grupo de Jamila Salimpour, o Bal Anat, em 1973. Sua especialidade eram os címbalos sírios e o "balançar" das bandejas. Ele se tornou uma estrela dentro do repertório Bal Anat Troupe, em seguida, em grupo folk de dança de Patti Farber, BabaGanooj


Dentro do grupo, John preferiu dançar sozinho e lembra de ter sido influenciado por cartões postais de homens marroquinos dançando com uma bandeja em suas cabeças.



Depois de Bal Anat, veio Las Vegas e depois de vários anos em Finnochio na Broadway em North Beach, San Francisco. Seu contrato de seis anos apresentou-o aos turistas, artistas de circo, travestis e transexuais, e muitas celebridades como Bette Davis e comediante Martha Ray.


Em 1976, ele formou seu próprio show --- um espetáculo de abertura para a exposição do Rei Tut no Museu De Young , em San Francisco. Ele foi o co-fundador e co-diretor de Hahbi'Ru Eastern Dance Ensemble. Ele divide esta posição com Rita , também conhecida como Rebaba

Hahbi'ru é um termo antigo dado ás tribos de beduínos que vagavam pelos desertos árabes enriquecendo e tirando o que os agradavam dos muitos países que atravessaram. 

O foco da Troupe colorida Hahbi'Ru é o estilo do "Velho Mundo Folclórico", bem diferente do estilo Cabaret ou estilo Tribal Americano que a maioria das pessoas lembra quando pensa em dança do oriente ou dança do ventre. Suas danças são baseadas na tradição, com um pouco de talento criativo e colorido.


John Compton faleceu em Outubro de 2012, mas deixa um legado inegável para o mundo da dança.



Mais fotos no nosso ALBUM COMPLETO - AQUI
Texto original:
** Tradução livre - Carine Würch **


Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança