sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PREPARAÇÃO - Mente & Espírito, Você é a Dança, No dia D

Dando sequência a nossas postagens sobre os preparativos necessários para que tudo dê certo no dia da apresentação, trago, além dos itens externos (figurino, acessórios, cabelo e maquiagem), atitudes internas, que são importantes para a boa convivência em grupo, e com a gente mesma. E que sempre é bom lembrar!

- Mente & Espírito - atitudes internas
Também somos o que pensamos, e quando passamos o dia pensando que tudo pode dar errado, e nos enchendo de pré-ansiedade, adivinhem: isso acontece! Talvez não seja uma queda no palco, ou esquecer a coreografia, mas pode ser o trânsito, o carro, os vizinhos, os filhos, perder um brinco! 

Traga calma para sua rotina e para sua vida. Bons pensamentos nos deixam tranquilas e encorajadas. (Mas não adianta só estar tranquila e não estar ensaiada, viu? Uma coisa complementa a outra.) Quando estamos tranquilas, nossa mente nos ajuda a ultrapassar as adversidades de uma maneira mais calma, e que gere menos estresse.


Algumas pessoas gostam de colocar músicas suaves, outras preferem ouvir a música da coreografia novamente, outras fazem orações, rezos ou meditam. Tenha uma rotina que te traga calma.


Eu gosto muito de, quando danço em grupo, reunir o grupo e compartilhar este momento de união, reflexão. Tentando colocar todas no mesmo momento, para que a dança seja sentida como uma só.


Nossa alimentação também influencia nosso humor. Evite gorduras, frituras e comidas pesadas, de difícil digestão. Quando fico muito ansiosa tenho dificuldade para comer, mas dançar de barriga vazia não dá! Tenha por perto frutas secas, castanhas, uma bolachinha integral de sua preferência. 


Você é a Dança - trato com os outros
Todas as bailarinas, sendo profissionais ou amadoras, já sabem que devemos ter alguns princípios básicos para se portar de maneira correta em eventos e apresentações: Pontualidade, Discrição, Conduta (Não torne pequenos imprevistos em questões pessoais. Tenha auto-controle e deixe de lado a vitimização). 

Se puder ajudar, ajude, se não puder, não atrapalhe. Em especial se você e seu grupo forem convidadas. As pessoas já estão ansiosas e estressadas o suficiente, crises de estrelismo porque não tem luz suficiente no camarim, não é legal. Adapte-se.


Seja cordial. Indispensável para o trato coletivo. Seja humilde. E coloque-se no lugar do outro. Possivelmente há pessoas tão ansiosas quanto você.


No dia D - Chegou o dia!
Deixe a roupa separada (tanto o figurino, como qualquer coisa que você vá precisar no local da apresentação (chinelo, casaco, manta).

Leve uma garrafinha de água, mas não beba muito antes, sabemos que a síndrome da bexiga irritada, em uma bailarina, é algo que acontece muito, em especial se TODO o figurino estiver montado e vocês estiver vestindo dois xales, um lenço de moedas, duas saias e uma calça...


Separe sua música, num pendrive, cd, etc. 


Saia de casa com antecedência, evite o estresse e os imprevistos do trânsito.



"Comece a se arrumar com umas 2 horas de antecedência, dependendo de quão elaborada é a sua cabeça e maquiagem, para se arrumar com calma e ter tempo de remediar algum imprevisto de última hora (tipo borrar o olho todo na maquiagem, alguma coisa se soltar na roupa... acredite, acontece de tudo quando estamos com pressa!)." (Mariana Quadros)


Aqui, algumas observações que já devem estar sendo feitas, bem antes da apresentação:

- Ouça sua música. Repetidas vezes. Muitas vezes. Saiba seus nuances. Saiba cada detalhe. Gosto de fazer o exercício de fechar os olhos e pensar nos passos, enquanto a música toca.


- Vai se apresentar em grupo? Repasse os passos de sua coreografia mentalmente. Quando cada um faz sua parte, o todo fica mais bonito. 

- Não falte ensaios. Caso seja impossível faltar, avise com antecedência.

Para finalizar, imprevistos acontecessem, erros também. Não se culpe, mas se previna. Tudo que podemos fazer para diminuir qualquer estresse, nos permite uma maior entrega e foco naquilo que nos propomos a fazer.


Desejo a todos lindas apresentações!


AH! Tirem muitas fotos, estes registros são especiais!


Fontes de pesquisa:

http://www.marianaquadrostribal.com/2015/04/dicas-para-o-dia-da-sua-apresentacao.html
http://estudiodedancaannapaulla.blogspot.com.br/2012/04/no-palco-voce-e-danca.html

Carine Würch - Bailarina, Blogueira, Pesquisadora e Professora de Dança Tribal & Fusões, Administradora, Proprietária do Bukuri Atelier. E muito feliz de dividir este espaço com vocês.