quinta-feira, 7 de agosto de 2014

TRIBAL NO BRASIL - MARIANA QUADROS

MARIANA QUADROS
 

TRIBAL NO BRASIL - MARIANA QUADROS

Mariana Quadros teve seu primeiro contato com o tribal em 2004, pouco tempo depois de começar as aulas de dança do ventre. A identificação com o estilo e sua estética foram imediatas e desde então a dança passou a ter papel fundamental em sua vida. Começou estudando por conta própria, paralelamente às aulas de dança do ventre, até que em 2006 viajou para a Califórnia para estudar e participar de um dos maiores festivais de tribal do mundo, o Tribal Fest.. Lá teve a oportunidade de fazer workshops com alguns dos maiores ícones do estilo, como Rachel Brice, Amy Sigil e Jill Parker. No ano seguinte, fez workshops com Sharon Kihara que, em sua primeira visita ao Brasil, colocou o país no mapa do tribal. Em 2008, Mariana voltou à Califórnia para aperfeiçoamento e participando novamente do Tribal Fest, realizou workshops com Carolena Nericcio, Zoe Jakes, Rachel Brice, Mardi Love, Ariellah, Kami Liddle, Heather Stants e John Compton. Nesse ano, teve ainda a honra de tornar-se a primeira bailarina brasileira a apresentar-se no palco do famoso festival. Em São Francisco, fez um intensivo com Jill Parker, aulas em grupo e particulares com Frèdèriquè (The Lady Fred) e Cera Byer. 

De volta ao Brasil, aproveitou cada oportunidade de estudar com bailarinas estrangeiras nos eventos dedicados ao tribal que começaram a surgir. Particularmente, pesquisava e praticava com a ajuda de livros, dvds e internet, continuando sempre com as aulas de dança do ventre. Mesmo com acesso restrito à instrução direta, sempre estudou com o objetivo de criar uma base sólida no estilo, e assim foi acumulando conhecimento e se especializando.

A formação em ATS® veio dois anos mais tarde, com outra viagem à Califórnia para os cursos de especialização oferecidos pela criadora do estilo, Carolena Nericcio. Lá, recebeu a certificação como professora de ATS® e também a honra de se tornar o primeiro Sister Studio do FatChance BellyDance® na América do Sul, sendo uma representante direta do formato do estúdio original em São Francisco, CA. Em 2011, estreou com seu primeiro grupo de ATS, o Pandora. Atualmente seu projeto de ATS é a dupla TiNTi, com Anna Pereira. 


Em 2009 obteve o DRT de dançarina profissional, registrando-se no Sinddança. Em 2010, contribuiu como uma das coreógrafas principais da companhia internacional DSA, dirigida por Adriana Bele Fusco, e também coreografou para a Cia Dumuaini, de Jade El Jabel, voltando a coreografar para o DSA em 2011. Em 2013 participou do espetáculo "Passagem" de Elis Pinheiro, com uma coreografia em dupla e um solo.  
Acreditando que o aprendizado nunca termina, continua estudando a cada oportunidade, participando dos crescentes eventos tribais pelo Brasil e fazendo aulas com bailarinas que a inspiram em outras modalidades, o que também nutre seu constante desejo por novas formas de expressão na dança. Procura cada vez mais imprimir seu modo de ver o mundo em seu dançar, numa busca incessante por renovação que se torna evidente à cada apresentação de um novo trabalho. 

Como professora, sente grande satisfação em acompanhar o desenvolvimento das alunas e auxiliá-las em suas jornadas pessoais na dança. Durante as aulas, dá ênfase especial às questões de consciência corporal e postura, bem como à técnica correta para realizar os movimentos de forma segura, fazendo uso de seus conhecimentos como instrutura formada de Hatha Yoga. Como base sólida para o aprendizado, as alunas recebem ainda, informações sobre a origem e a história do estilo. 

Com um nome de reconhecida importância na dança, Mariana participa como colaboradora convidada em sites, blogs e publicações especializadas, como a Revista Oriente (SP), utilizando-se desses meios para auxiliar na divulgação do estilo, ainda em crescimento no país. Em seu blog, "Divagações Tribais e Afins", Mariana não aborda apenas aspectos técnicos da dança, mas também compartilha com o leitor sua paixão, visão e seu modo de se relacionar com sua arte.


Formação na Dança

* 2004 à 2008 - Dança do Ventre módulo Básico ao Avançado/ Profissional com Jannah El Havanery (CREF 041004-G/SP DRT20.962) em Santos.
* 2007 - Curso de Formação para Bailarinas com Lulu Sabongi em São Paulo. 
* 2008 - Curso de Formação para Bailarinas com Jade El Jabel em Santos.
* 2010 - General Skills em ATS®, e Treinamento para Professores de ATS® com Carolena Nericcio na Califórnia, EUA. 

Outras Formações

* 2010 - Formação em Hatha Yoga com Gerson D'addio da Silva na Humaniversidade Holística em São Paulo. 
* 2005 - Certificado de Proficiência (CPE) em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge, UK. 
* 2002 - 2006 - Bacharel em Tradução e Interpretação Inglês - Português/ Português - Inglês pela Universidade Católica de Santos.


Visite e curta: Nossa Tribo & Nossa Dança